REGISTRO DE IMÓVEIS

​

A GCA Regularização de Imóvel presta serviço de consultoria voltado para o mercado imobiliário, contamos com uma equipe especializada na área documental imobiliária. 

 

Nossos serviços tem como objetivo atender as necessidades de nossos clientes como incorporação, retificação de área, averbação de registro, instituição de condomínio, cálculo de área conforme NBR 12721 (antiga NB 140) e cálculo de fração ideal.

Saiba mais...

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA

 

Incorporação Imobiliária é um documento utilizado pela pessoa física ou jurídica com o intuito de promover a alienação total ou parcial do empreendimento imobiliário durante a fase da construção.


Esses empreendimentos podem ser compostos de unidades autônomas, como apartamentos, lojas, salas, casas, sobrados, galpões, que em conjunto formam o condomínio edilício.
A incorporação imobiliária somente terá efeito após ser registrada em Cartório de Registro de Imóveis.

Saiba mais...

Aprovação de Projetos junto ao Registro de Imóveis é na GCA.

1/2
Aprovação na Prefeitura, Retificação de Área, Cálculo de Área, Aprovação Rápida.

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

RETIFICAÇÃO DE ÁREA

 

A retificação de área é o instrumento certo para corrigir medidas erradas ou omissas que constam na matrícula do imóvel do Cartório de Registro de Imóveis, essa retificação pode ser feita via administrativa ou judicial.


Retificar uma área é algo comum, tendo em vista que a grande maioria dos registros são antigos e tem suas transcrições imprecisas com dizeres de medidas em “mais ou menos”, ou de “frente a fundos”.


É importante retificar a área do imóvel para que o seu registro tenha informações precisas do imóvel, com medidas levantadas por equipamentos de ultima geração “GPS”, contendo informações de ângulos, azimutes, pontos de referência e confrontantes.


Atualmente a retificação de área é solicitado para todos os imóveis que estejam em desacordo com a realidade de suas medidas, bem como na aprovação de projetos, ou até mesmo para inventariar o bem.

Saiba mais...

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

AVERBAÇÃO DE REGISTRO

 

As averbações são atos registrados na matrícula do imóvel pelo Cartório de Registros de Imóveis, que se prestam a modificar o teor do registro ou até mesmo para cancelar o registro feito anteriormente.

 

Essas averbações podem ser simples, como por exemplo, a alteração do nome e número da rua do imóvel, ou mais complexas como a construção, acréscimo de área ou demolição de uma edificação.

 

Em qualquer caso a GCA Regularização de Imóvel tem uma equipe especializadas para dar a melhor solução.

Saiba mais...

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

INSTITUIÇÃO E CONVENÇÃO DE CONDOMÍNIO

 

Muitas pessoas acabam se envolvendo num problema sucessório adquirindo uma propriedade em condomínio.

 

Para exemplificar citamos o caso de uma pessoa que adquire seja por herança ou compra de um prédio contendo lojas e apartamentos num único corpo físico.

 

Muitas pessoas não davam importância ou não conheciam a enorme importância de submeter o prédio ao regime de condomínio edilício para poder fracionar as unidades autônomas.

 

Para regularizar tal situação o proprietário deve providenciar a instituição e especificação e convenção de condomínio e juntar os documentos necessários para após averbar a construção no Registro de Imóveis, promover os registros da instituição e especificação de condomínio e da Convenção Condominial.

 

Esse procedimento é necessário para atribuir a cada unidade autônoma integrante do prédio, as suas próprias áreas e frações ideais no terreno e nas coisas de uso comum do condomínio e, no caso da convenção que é o instrumento que vai regular e disciplinar a conduta dos condôminos uns em relação aos outros.

 

A GCA Regularização de Imóvel elabora esses instrumentos e assessora seus clientes, executando todo esse complexo processo, composto de projeto aprovado, alvará, habite-se certidão negativa de débitos de INNS, quadros de áreas, especificações, convenção de condomínio e Registro de Imóveis.

Saiba mais...

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

CÁLCULO DE ÁREAS - FRAÇÃO IDEAL

 

A GCA Regularização de Imóvel elabora cálculo de fração ideal conforme determina a NBR 12721-06 (antiga NB 140), bem como todas as planilhas e quadros para incorporações imobiliárias.

 

Fração ideal é a parte indivisível e indeterminável das áreas comuns e de terreno, correspondente à unidade autônoma de cada condômino.Unidade autônoma é a parte da edificação vinculada a uma fração ideal de terreno e coisas comuns, sujeita às limitações da lei, constituída de dependências e instalações de uso privativo e de parcela das dependências e instalações de uso comum da edificação, destinada a fins residenciais ou não, assinalada por designação especial numérica ou alfabética, para efeitos de identificação e discriminação.

 

As áreas das edificações são estabelecidas a partir da seguinte classificação geral: áreas reais de projeto, áreas em relação ao uso, áreas equivalentes em relação às áreas padronizadas, e áreas em relação à forma de divisão (distribuição).

Saiba mais...